Dúvidas Freqüentes


Tire aqui suas principais dúvidas sobre a Endocrinologia


Em caso de:
O que é bomba de insulina? Eu posso usar?

A Bomba de Insulina, também conhecida como Sistema de Infusão Contínua de Insulina (ou SIC), é um aparelho com comando eletrônico, pequeno, com peso de aproximadamente de 100g, que envia "micro-doses" de insulina continuamente durante as 24 horas do dia de forma precisa e pré-programada para manter o controle glicêmico entre as refeições e ao longo da noite.

Esse envio contínuo de insulina é chamado de Basal. Nas refeições e/ou nas correções de hiperglicemias é enviada a dose de insulina necessária, imediatamente após sua programação. Esse envio é chamado de Bolus, e a programação da bomba é previamente definida pelo seu médico.

A bomba é utilizada externamente ao corpo e não é necessário nenhum procedimento cirúrgico para ser instalada.

A maioria das bombas utiliza um reservatório de insulina que é ligado a um tubo plástico fino com uma "cânula flexível". Esta cânula é aplicada no subcutâneo, através de uma "agulha guia", que é retirada após a aplicação. E é por esta cânula que a pessoa recebe as dosagens de insulina basal e os bolus.

A cânula, que pode ser aplicada no abdômen, região lombar, nádega, coxas e braços, é fixada à pele através de um adesivo e deve ser trocada a cada 2-3 dias.

A bomba pode ser usada dentro do bolso ou adaptada externamente com o auxílio de um clip de cintura ou com cintas de adaptação ao corpo.

O uso da bomba de insulina é uma forma fisiológica, ajustável e personalizada de controlar a glicose no sangue e tudo isso com mais liberdade. Ou seja, é possível comer quando lhe apetecer, dormir, viajar; sem a preocupação com os horários das injeções ou com alimentação especial, e realizar a atividade física que desejar.

Alguns aparelhos também disponibilizam um "sensor de glicose" que avisa o paciente uma possível hipoglicemia (queda nos niveis de glicose) grave, para que ele possa ingerir algum carboidrato antes de apresentar convulsões ou ficar inconsciente. Esse mecanismo é muito útil para crianças pequenas e idosos que tem dificuldade em reconhecer os sintomas de uma crise de hipoglicemia, por exemplo.

Todo paciente portador de Diabetes Mellitus tipo 1 e os portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 que necessitam aplicar insulina várias vezes ao dia podem utilizar a bomba de infusão.

Achou interessante?

Para obter mais informações sobre a terapia com bomba de insulina agende uma consulta conosco. Esperamos por você!


Galeria de Imagens

  • Galeria de Imagens - A Clínica
  • Galeria de Imagens - A Clínica
  • Galeria de Imagens - A Clínica
  • Convênio Parceiro
  • Convênio Parceiro
  • Convênio Parceiro
  • Convênio Parceiro
  • Convênio Parceiro
  • Convênio Parceiro
  • Convênio Parceiro
  • Convênio Parceiro

Eu curti!

Se você também curtiu, junte-se a nós no facebook