O endocrinologista atua em várias áreas. Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista:
Os hormônios masculinos podem diminuir com o envelhecimento do homem. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.
A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.
Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.
O crescimento de uma criança deve ser acompanhado desde o nascimento até a obtenção da estatura final. Crianças prematuras, nascidas pequenas para a idade gestational, devem ser avaliadas por um Endocrinologista, para acompanhar a evolução de sua estatura.
Uma das formas de identificar problemas no crescimento é observar quando a criança demora para trocar roupas e calçados, ou quando ela se torna a mais baixinha da turma.
A média de crescimento de uma criança é de mais de 4cm por ano. Na puberdade esse valor sobe para 13cm ao ano. Quando o crescimento é menor que isso, o ideal é que um especialista seja consultado.
Na dúvida se a criança está com crescimento normal, procure logo o Endocrinologista, pois um tratamento precoce leva a um melhor resultado na estatura final.
Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você poder desenvolver diabetes! Mas se você bebe muita água, urina muito e perde peso já pode estar diabético. Procure um Endocrinologista!
Alterações do ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.
Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e desenvolvimento das mamas, apresentam distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também necessitam de uma avaliação.
Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra-renal.
Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.
Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou aumento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.
A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas..
Trata-se de uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.
A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais ao da própria mulher, para amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa.
Nódulos ou aumento de volume do pescoço; nervosismo; insônia e alterações no ritmo intestinal; coração acelerado; perda ou ganho de peso; e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.